sábado, junho 09, 2012

Vou casar, e agora? Lista de convidados



 
É muito importante fazer a lista de convidados assim que o casal decide subir ao altar. Isso porque todos os itens do casamento dependem dessa quantidade definida como, buffet, doces, decoração etc.

Como seu orçamento já está definido e você sabe exatamente quanto tem disponível para usar, fica mais fácil para decidir o número de convidados. Lembrando que se o orçamento está curto ele pede uma lista curta, e quanto mais convidados mais dinheiro serão gastos.

A intimidade que essas pessoas têm com o casal também é um ponto importante. Casamento é união, intimidade e romantismo, não um evento aberto. O ideal é que a noiva e sua família tenham metade dos convites e o noivo e sua família a outra metade, mas isso não é uma regra, vale o bom senso.

Vou dar algumas dicas de como enxugar sua lista, curte só:

Sei que essa parte é a mais difícil, mas não tem como fugir, é necessário!
Na minha opinião a melhor forma é cada um fazer uma lista individual, a noiva, o noivo, pais e mães de cada um, colocando todos que vocês desejam que estejam presentes. Vai ficar gigante, claro! Então, comece a enxugar e cortar aquelas pessoas que vocês não tem mais tanto contato ou que não vêem a anos.
Depois tire da lista aquele namorado/peguete da sua amiga/prima que você só viu uma única vez ou terceiros como amigo do amigo. Ainda está grande? Risque os colegas de trabalho, primos que moram em cidades distantes e pessoas que vocês tem menos intimidade, como a vizinha da sua rua.

Lembre-se: criança também conta! Pode ser que o buffet escolhido não cobre por elas, mas elas sentam, comem doces e adoram lembrancinhas e firulas. Acontecem muitos casos dos noivos não contarem com os pequenos porque alguns buffets não cobram, porém eles ocupam lugares nas mesas, alguns adultos e até avós podem ficar em pé, e sem lugar, por isso. Que desagradável!

Feito isso, vai sobrar sua família e amigos íntimos que realmente fazem parte da vida do casal, e que estão realmente felizes por esse momento.

Acredite, cortando essas pessoas você estará se livrando de possíveis problemas. Sabe aqueles que saem falando mal do casamento dos outros? Então amiga, são exatamente esses que você não vê a muito tempo, amiga da amiga, namorados e peguetes. Aqueles que realmente amam vocês e torcem pela felicidade do casal não irão se importar de irem ao seu casamento, seja ele como for!

Se o casamento for celebrado durante a semana ou em algum feriado, existe uma grande chance de alguns convidados faltarem. Nesse caso é importante exigir a confirmação de presença. Assim vocês terão melhor controle de quem vai e quem não for poderá ser substituído por alguém que foi riscado da lista, como uma lista de “reserva”. Entende?

De qualquer forma, em 99% dos casamentos, 20% daqueles que receberam o convite faltarão no seu casamento. Então, se a sua lista está definida para 100 convidados, convide 120 e assim não terão prejuízo por aqueles que não foram e não avisaram.

Enfim, cada um tem suas prioridades na hora de fazer a lista, seja por intimidade ou até pelos possíveis presentes, então cabe a cada casal decidir quem deve ser riscado e quem deve ser convidado. Espero ter clareado a mente de quem não sabia por onde começar e o que priorizar.


Ufa, se você tem alguma dúvida, deixe nos comentários ou me mande um email. Ficarei feliz em ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comenta!