sexta-feira, junho 01, 2012

Vou casar, e agora? Definir Orçamento!


Quando o casal decide que irão se casar, a primeira dúvida é: por onde começamos?

Esse é o primeiro post, de uma série com temas variados, que vou escrever para tentar ajudar aos noivos nos preparativos. Claro, com a minha opinião pessoal de quem já passou por isso, e profissional.

Assim que a decisão for tomada e a data escolhida, existem ulguns itens bem importantes para começar a organização.

É extremamente importante que o primeiro item seja organizar as contas e decidir quanto em dinheiro terão disponível para o casamento. Decidam isso antes mesmo de olhar qualquer coisa, como vestido, salão etc. Por quê? Se você vê um vestido de noiva lindo, maravilhoso e se apaixona por ele, mas, depois descobre que não pode pagar para usá-lo, vai ser uma grande decepção. E mesmo que você veja vários outros vestidos lindos, nenhum vai ser melhor do que aqueeele primeiro. E ai?! Há uma grande chance de você ser uma noiva "frustrada"!

Isso acontece não só com o vestido mas com tudo relacionado ao seu casamento. Sei que na empolgação você já quer ser aloka do casamento e sair pesquisando tudo, mas se segura um pouco. Vai ser melhor para vocês.

Então, para evitar esse tipo de sentimento, sente-se com seus pais, noivo e quem mais for ajudar financeiramente no casamento, façam as contas e decidam qual é a verba para o casório e como vão ser gastos essa dinherama. Por exemplo: se vai ser à vista, parcelado, quantos meses serão necessários para levantar essa grana e por ai vai. 

Para ficar ainda mais organizado, faça uma planilha e vá distribuindo a quantindade de dinheiro nos itens do casamento, assim você terá um maior controle de quanto gasta e não usará todo o dinheiro na decoração, por ex, e depois descobrir que não sobrou nada para pagar a igreja. Isso entraria em um ciclo onde vocês gastariam mais dinheiro do que o orçado ou não teriam algo pelo dinheiro ter acabado.

Nessa planilha recomendo listar todos os itens do casamento, inclusive coisas como chá de panela, curso de noivos e até o combustível ( e acreditem, isso é um gasto enorme! ). Por mais que pareçam desnecessários, no fim você pode descobrir que gastou mais do que imaginou com eles. Se vocês fizerem isso e não sairem gastando com tudo o que vêem pela frente, verão que o dinheiro rendeu muito e que deu para fazer tudo que vocês sonhavam.

Existem vários sites disponibilizando planilhas de custos para casamentos free. Pesquise, compare, pegue algum que você mais gostou e mãos a obra. Já fiz esse trabalho e você pode encontrar aqui. Você ainda pode fazer a simulação de quanto vai gastar aqui. Baixe a planilha e adapte ao seu casamento, acrescentando ou tirando itens.

Com tudo isso decidido e esclarecido, vamos ao segundo item, que é extremamente importante para a organização do seu casamento: a lista de convidados. Masss, vou deixar esse assunto para um próximo post.
Espero ter ajudado, se você ainda tiver alguma dúvida sobre esse assunto, deixa um comentário que respondo ok?! 
XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comenta!